O seu nome é Ryan Hreljac, nasceu no Canadá em maio de 1991, hoje (2010) tem 19 anos.
Sua história começou quando pequeno, na escola, com apenas seis anos, sua professora falava sobre como viviam as crianças na África.
Profundamente comovido ao saber que algumas até morriam de sede, pois não tinham água corrente ou poços para tirar água e pensar que a ele bastavam alguns passos para que a água saísse da torneira durante horas...
Ryan perguntou quanto custaria para levar água a eles. A professora pensou um pouco, e se lembrou de uma organização chamada WaterCan , dedicada ao tema, e lhe disse que um pequeno poço poderia custar cerca de 70 dólares.
Quando chegou em casa, foi direto a sua mãe Susan e lhe disse que necessitava de 70 dólares para comprar um poço para as crianças africanas. Sua mãe disse-lhe que se ele fizesse algumas tarefas para ajudar em casa Ryan ganharia alguns dólares por semana.
Finalmente reuniu os 70 dólares e pediu à sua mãe que o acompanhasse à sede da WaterCan para comprar seu poço para os meninos da África. Quando o atenderam, disseram-lhe que o custo real da perfuração de um poço era de 2.000 dólares.
Susan deixou claro que ela não poderia lhe dar 2.000 dólares por mais que limpasse cristais durante toda a vida, porém Ryan não se rendeu. Prometeu aquele homem que voltaria… e o fez!
Contagiados por seu entusiasmo, todos se puseram a trabalhar: seus irmãos, vizinhos e amigos.
Entre todo o bairro conseguiram reunir os 2.000 dólares e Ryan voltou triunfante a WaterCan para pedir seu poço!!!!
Em janeiro de 1999 foi perfurado um poço em uma vila ao norte de Uganda |
Quando o poço em Uganda estava pronto,o colégio começou a trocar correspondências com as crianças do colégio que ficava ao lado do poço, na África.
Assim Ryan conheceu Akana: um jovem que havia escapado das garras dos exércitos e que lutava para estudar a cada dia.
Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo. Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço.
Ryan sentiu-se cativado por seu novo amigo e pediu a seus pais para ir vê-lo. Com um grande esforço econômico de sua parte, os pais pagaram sua viagem a Uganda e Ryan, em 2000, chegou ao povoado onde havia sido perfurado seu poço.
Centenas de meninos dos arredores formavam um corredor e gritavam seu nome.
Sabem meu nome? Ryan perguntou a seu guia.
- Todo mundo que vive 100 quilômetros ao redor sabe, ele respondeu.
Hoje em dia, Ryan –com 19 anos- tem sua própria fundação http://www.ryanswell.ca e conseguiu levar mais de 400 poços à África.
Encarrega-se também de proporcionar educação e de ensinar aos nativos a cuidar dos poços e da água. Recolhe doações de todo o mundo e estuda para ser engenheiro hidráulico. Ryan tem-se empenhado em acabar com a sede na África.
Existem tantas pessoas preocupadas em salvar-se, com o fim do mundo, com que passa na TV ou com a geopolítica e permanecem sentados reclamando do que não se pode mudar.
Histórias como essa mostram que o muito que fazemos é pouco e ás vezes nem isto nos serve de lição.
Doar-se é mais que um belo discurso em prol de uma injustiça, e, sim plantar uma semente do bem no próximo.
Doar-se é mais que um belo discurso em prol de uma injustiça, e, sim plantar uma semente do bem no próximo.
Ajudar é doar-se que conjuga com o mesmo verbo melhorar a si mesmo!Eu já contribuir e você?
Hoje apresento meu tcc, vou me alcoolizar irresponsavelmente, trabalho como uma condenada nos próximos dias e... aí então doarei-me ao mundo!
ResponderExcluirps: além que bonzinho e saber juntar grana, ele é gatiiiiiiiinho!
ps2: Agora q eu percebi que fodi com a vida das criancinhas do Cabet!!! Ai Ju! Que dor na minha consciencia!!! Se tivesse lembrado antes, nem tinha pedido o help pra vc!!!
ps3: te amo!!!!!!!!
Nossa adorei o seu post.Como eh facil mudar a vida de algumas pessoas que precisam neh?Basta querer.Que exemplo!
ResponderExcluirVou passar por aqui sempre.
Pssa no meu tb.
Muito legal esse post =~~ é bonito ver um menino se sensibilizar com o outro. Parabéns.
ResponderExcluirBela hisotira parei nesse blog não sei como e vou voltar ao meu trabalho mas parabéns pelo post...
ResponderExcluir*_____________* parem de se sensibilizarem e vms fzr algo para ajudar tambem! ;)
ResponderExcluirFantástica sua matéria !
ResponderExcluirDeseja trabalhar à partir de sua casa com ótimos ganhos e podendo ganhar royalties, viagens, bonificações ?
Visite:
http://hlifee.blogspot.com/
Gostei do ultimo comentário, meu sonho desde os 16 anos é ajudar África de alguma forma, vou começar a agir de alguma forma.!
ResponderExcluirÉh... talvez a humanidade não esteja totalmente perdida !!
ResponderExcluirPorque não ajudar o Brasil de alguma forma?
ResponderExcluirQUE LINDO
ResponderExcluirAcho fantástico a ATITUDE desse menino,li esse texto e nao consegui segurar as lagrimas, esse menino é um "tapa na nossa cara" que só nos queixamos dos problemas mas nao movemos uma palha para tentar mudar, (falar até papagaio fala), ele simplesmente foi lá e fez não parou no primeiro obstaculo, todos devemos seguir esse exemplo,mas antes que voce pense "-se a Africa não fosse tão longe eu ajudaria" olhe a sua volta e veja tantos irmaos que precisam de nossa ajuda tambem e a vezes só precisam de amor de um carinho, acho que isso todos temos condições de dar, nao deixe que a historia do Ryan e seu exemplo se apague da sua mente
ResponderExcluirAinda bem que existem pessoas nesse mundo como esse garoto,bela atitude a dele,e acabou mostrando a muitas pessoas que com um pouco de esforço pode-se tudo!!!
ResponderExcluirBelo post!!!
Belo post, se o mundo tivesse mais pessoas assim, ate mesmo poderiamos doar para a ONG dele ajudar as pessoas
ResponderExcluirCara antes de Postar MERDA Investiga. ANGOLA e não Ângola É um pais e nada tem haver com Uganda seu Burro.
ResponderExcluirPodemos fazer o mesmo, no nordeste do Brasil tbm temos milhares de pessoas morrendo de sede!
ResponderExcluiras pessoas as vezes reclama, da agua que bebe, da casa que mora, da roupa que tem, enquanto outras se preocupam com quem passa fome e não tem o que vestir, se auto sensibilizem .. depois dessa matéria! parabéns Deus prepara algo fantástico pra você Ryan! ♥
ResponderExcluirsuper bacana essa história, e muito bom seu blog vlw..
ResponderExcluirtem gente que só sabe reclamar....!
ResponderExcluirtotalmente inspirador. esse rapaz serve de exemplo para todos nós com essa atitude brilhante que teve quando era apenas um garotinho. sim, as crianças são o futuro da humanidade, só resta que as eduquemos e não nos acomodemos com a situação: vamos todos lutar para cuidarmos uns dos outros.
ResponderExcluirQue bom que existem pessoas que realmente se preocupam com o próximo e fazem um esforço real para ajudar
ResponderExcluirFantastico!!!
ResponderExcluirvaleu
ResponderExcluiro mundo precisa de pessoas como ele ...
ResponderExcluirGalera,
ResponderExcluirObrigada pela visita e os comentários! Acredito que a história do Ryan servirá de inspiração para todos nós! Seja na África ou em nosso país, o importante é mexer o popozão para melhorar o mundo!
Não consegui responder à todos comentários devido a privacidade dos blogs ou por publicarem anonimamente, porém agradeço à todos.
Em especial, ao MONISBLOG.COM que corrigiu a citação sobre as cidades na Àfrica... Angola e Uganda!
Confirmei no site da fundação do Ryan e a cidade onde o 1º poço foi realizado em Uganda.A fundação possui poços por toda África inclusive na Angola...
Obrigada pela correção MONISBLOG.COM pena que não consegui entrar em seu blog) e desculpe pelo erro, já alterado!
É isso! ;)
Falei,falei e falei e esqueci de colocar a fonte http://www.ryanswell.ca/about-us/ryans-story.aspx
ResponderExcluirRealmente não sei prq coloquei Angola e ainda com acento! Grrr
Enfim, dúvida sanada e corrigida! O que importa realmente é boa intenção do rapaz!
Ju, vamos colocar um banner ao lado do blog apoiando a concientizacao das pessoas a causas mais justas, colocar a imagem linkada para este post e embaixo da imagem no banner um link para a ONG dele, estou muito ocupado agora para fazer isto mais depois eu faco e te passo o codigo
ResponderExcluirBoa Kavenaghi! Mande seu email para trocarmos ideias para julism@gmail.com
ResponderExcluirabraços e obrigada!
um dia quem saber,ser aparecer um menino com a mesma ideia de
ResponderExcluirRyan Hreljac, poderia, mudar o nordeste no brasil também .