segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Primeira Guerra Cibernética!

Você já ouviu falar de wikileaks e de Julian Assange, pois bem!

No dia que apertaram o play de uma coisa chamada internet, entramos em uma nova era, como aquelas que aprendemos na escola, lembram? Era industrial, Revoluções liberais, Era pré-histórica e etc. 

E passo a passo caminhamos rumo à evolução e chegamos até então Era cibernética... Sim, quem assistia “Os Jetsons, estamos aqui. 

Porém esta caixa que mantém ligados a qualquer informação útil ou inútil é a revolução que estamos vendo acontecer de modo muito subliminar e talvez tão alienados com os "Aretuza shows" e fingimos ou jogamos para debaixo do tapete o que acontece no mundo fora de nossa zona de conforto.

Nesta revolução temos alguns nomes, Julian Assange, quer jogar a merda no ventilador e  informar o que acontece nos corredores da política e economia e isso é uma ameaça aos corruptos e quem elabora o circo que pagamos para assistir o que acham que devemos.

Assim como essa "Era" trouxe a total falta de privacidade, nós a geração Y - você que tem menos de 30 anos, não imagina fazer nada sem ilustrar em alguma rede social, no Brasil, graças a Orkut Büyükkokten vemos o futuro do facebook, ou não, e que Mark  Zuckerberg e seus htmls de ouro, globalizou e hoje temos a maior rede social do mundo, com as informações sobre nossas predileções, o nome de nossos amigos, o que fazemos, o que queremos e enfim até o que pensamos.

No filme "The Social Network" Mark Zuckerberg motivado pelo fim de um namoro, bêbado, publica no blog de Harvard intimidades sobre sua ex-namorada e nesta mesma noite constrói um site para testar a popularidade das garotas e em 2 horas tem mais de 22 mil acessos e põe a rede de Harvard abaixo.

Entre vitórias e intrigas e os advogados se passa o filme, o gênio dos teclados, traí seu único amigo e termina o filme provando do veneno que criou. Sozinho em frente a seu computador atualizando a página no facebook da ex-namorada e consagra sua vingança pessoal com um cartão de visitas "I´m CEO biatch" e nós sem sentir passamos cada vez em frente ao pc sozinho como ele ou manipulado por ele?



Quanto você avalia sua privacidade? O facebook  está em 207 países com cerca de 500 milhões de usuário e avaliado em 25 bilhões, sua conta no facebook vale cerca de 50 doláres.

Como já dizia o grande Mike Corleone: “Amigos e negócios são como água e óleo, não se misturam” e foi o caso da história dos criadores da "Era Digital" (facebook Mark Zuckberg e Eduardo Saverin) e dos PCS (Steve Jobs e Bill Gates).

Isto tudo prova que estamos muito interessado em curtir a vida alheia e expor a nossa e alguém muito esperto captou isso e começou a ganhar dinheiro suficiente para provar que isto é verdade!

Como algumas guerras que começaram por motivação banal, esta inicia com o objetivo de manter a democracia, livre-arbítrio e a liberdade de expressão! 

A minha dúvida é até que ponto toda esta informação, sem direção é benéfica? Aos ignorantes - passatempo, aos intelectuais - informação, aos revoltados - protesto, aos ditadores - manipulação!

Como tudo nesta vida é um círculo... Voltamos a "Era medieval” onde pequenas tribos ou nações conseguiam derrubar impérios? Seria o caso dos hackers em derrubar os sites de empresas de cartões de crédito, embaixada... 

Será que a violação de informações seja relevante ou banal é correto? Você gostaria, a exemplo, se suas fotos com cara de bobo fossem publicadas na internet sem seu aval?



E na verdade, tudo faz parte do mesmo! Se com a revolução industrial conseguimos carro,bens de consumo e poluição. Com a guerra cibernética, independente do vencedor o prêmio será nossa privacidade. 

E você continuará a atualizar?

Alguns vídeos bons sobre o assunto:




É isso galera! 

3 comentários:

  1. A Internet proporciona um multiverso sem nenhuma barreira. É um lugar livre, ou deveria ser.
    Os Hackers da Operação Vingança, nada mais, nada menos, querem essa liberdade de volta. Se você souber como usar essa grande ferramenta, se você conhecê-la de verdade, tenho certeza que não haverá problema algum. E outras, isso de fotos sendo postadas pode adquirir um nome: Meme. Pesquisem um pouco sobre, não é nada maléfico =]

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Com Assange solto, acho que as verdades começarão aparecer!
    Concordo que essa liberdade na net deve ser mantida, já que em outros meios as informação são camufladas!
    Post tem relação mais de argumentar sobre o assunto em voga...
    Acho q chegou aqui pelo post do "casamento infantil" Meme estão por toda parte e aqui no Blog não poderia ser diferente!

    Obrigada pela visita e o comentário!
    Se quiser trocar ideias 1blogqlqr@gmail.com

    Abraços Yunchan!

    ResponderExcluir

Identifique-se!O Mais um blog qualquer, adora passar o tempo a responder os comentários.